sexta-feira, 9 de abril de 2010

Literatura no continente Europeu a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje

Literatura pode ser definida como a arte de criar e recriar textos, de compor ou estudar escritos artísticos; o exercício da eloquência e da poesia; o conjunto de produções literárias de um país ou de uma época; a carreira das letras.

A palavra Literatura vem do latim "litterae" que significa "letras", e possivelmente uma tradução do grego "grammatikee". Em latim, literatura significa uma instrução ou um conjunto de saberes ou habilidades de escrever e ler bem, e se relaciona com as artes da gramática, da retórica e da poética. Por extensão, se refere especificamente à arte ou ofício de escrever de forma artística. O termo Literatura também é usado como referência a um corpo ou um conjunto escolhido de textos como, por exemplo, a literatura médica, a literatura inglesa, literatura portuguesa, etc.

A atividade literária do século XIX é verdadeiramente impressionante, não só pela diversidade ou pela qualidade como também pela quantidade! Aqui, novamente a disputa entre o Romantismo e o Realismo, entre o antigo e o novo, entre a forma e o conteúdo. A literatura nesta época é caracterizada por uma maior liberdade na inspiração e uma maior consciência científica na reflexão. Estes dois caracteres, sucedendo-se em preponderância, subdividem este movimento em dois períodos: o primeiro que se pode chamar romântico, o segundo que se pode designar como crítico (realismo, naturalismo). Ambos, em Portugal como na Europa, representam uma regressão à Natureza: no primeiro período sob uma forma tumultuária e inconsciente, no segundo sob uma forma reflexa e filosófica. Daí a superioridade da epopéia e do drama no primeiro, e do romance e da crítica no segundo.

  • Século XIX (primeira metade): O Romantismo

O romantismo é um movimento artístico-cultural, presente na literatura e em outros campos da arte, que se inicia na Europa no final do século XVIII. Na França é que o romantismo ganha mais força, e se alastra pela Europa e América. O romantismo traz forte influência das idéias iluministas e pela liberdade conquistada através da Revolução Francesa. Suas principais características são a valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, religião, individualismo, nacionalismo e historia.

Principais poetas desta época:

Almeida Garrett

Almeida Garrett, possuía forte caráter dramático nos seus romances. Uma das maiores figuras do romantismo português foi ele quem propôs a edificação do Teatro Nacional de D. Maria II e a criação do Conservatório de Arte Dramática.

Principais obras de Almeida Garrett:

- Camões (1825)
- Dona Branca (1826)
- Catão (1828)
- Romanceiro (1843)
- Frei Luis de Sousa (1844)
- Folhas Caídas (1853),

Alexandre Herculano foi historiador, romancista, contista, ensaísta, poeta e crítico.

Principais obras de Alexandre Herculano

- O Bobo - 1843
- Lendas e Narrativas I e II -1839 e 1844.

- Eurico, O Presbítero - 1844

  • Século XIX (segunda metade): O Realismo

Movimento que mostra de forma crítica a realidade do mundo capitalista e suas contradições. O ser humano é retratado em suas qualidades e defeitos, muitas vezes vitimas de um sistema difícil de vencer.

Principais poetas desta época:

Emily Jane Brontë Escritora inglesa nasceu em 1818, em Thornton (Yorkshire), e faleceu em 1848. Revelando desde cedo à paixão pela leitura e pela poesia.

Principais obras de Emily Brontë

- O Morro dos Ventos Uivantes

- A toca da serpente

Eça de Queiroz, Diplomata e escritor muito apreciado em todo o mundo e considerado um dos maiores escritores portugueses de todos os tempos, Eça de Queirós nasceu José Maria Eça de Queirós, em Póvoa de Varzim-Portugal, no dia 25 de Novembro de 1845.

Principais obras de Eça de Queiroz:

- A morte de Jesus - 1870

- O crime do Padre Amaro - 1876

- O primo Basílio - 1878

  • Décadas de 1910 a 1930: fugindo do tradicional

Os escritores deste momento da História vão negar e evitar os tipos formais e tradicionais. É uma época de revolução e busca de novos caminhos e novos formatos literários.

Principais escritores deste período:

Pablo Neruda, Foi um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século XX, e cônsul do Chile na Espanha (19341938) e no México.

Principais Obras de Pablo Neruda:

- Crepusculario -1923.

- Veinte poemas de amor y una canción desesperada - 1924.

- Tentativa del hombre infinito - 1926.

Marcel Proust foi um escritor francês, mais conhecido pela sua obra À la recherche du temps perdu (Em Busca do Tempo Perdido), que foi publicada em sete partes entre 1913 e 1927.

  • Década 1940: a fase pessimista

O pessimismo e o medo gerados pela Segunda Guerra Mundial vão influenciar este período. O existencialismo de Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Albert Camus vão influenciar os autores desta época. Na Inglaterra, George Orwell faz uma amarga e triste profecia do futuro na obra 1984.

  • Década de 1950: crítica ao consumismo

As obras desta época da História criticam os valores tradicionais e o consumismo exagerado imposto pelo capitalismo, principalmente norte-americano. O poeta Allen Ginsberg e o romancista Jack Kerouac são seus principais representantes. Henry Miller choca a crítica com sua apologia da liberdade sexual na obra Sexus, Plexus, Nexus. Na Rússia, Vladimir Nabokov faz sucesso com o romance Lolita.

  • Décadas de 1960 e 1970

Surge o realismo fantástico, como na ficção dos argentinos Jorge Luis Borges e Julio Cortázar . Na obra do colombiano Gabriel Garcia Márquez , Cem Anos de Solidão, se misturam o realismo fantástico e o romance de caráter épico. São épicos também alguns dos livros da chilena Isabel Allende autora de A Casa do Espíritos. No Peru, Mario Vargas Llosa é o romancista que ganha prestígio internacional. No México destacam-se Juan Rulfo e Carlos Fuentes, no romance, e Octavio Paz, na poesia.

A literatura muda o foco do interesse pelas relações entre o homem e o mundo para uma crítica da natureza da própria ficção. Um dos mais importantes escritores a incorporar essa nova concepção é o italiano Ítalo Calvino.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Literatura

http://oegodequeiros.blogs.sapo.pt/5667.html

http://pt.shvoong.com/humanities/72542-coment%C3%A1rios-sobre-literatura-romantismo-realismo/

http://www.nossosaopaulo.com.br/Reg_SP/Barra_Escolha/B_EcaDeQueiros.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pablo_Neruda

Luis Guilherme Pimentel Soares Nº23
Serie/Turma:3ºF

Principais Autores



Os principais autores do século XIX começam pelo romantismo, quem inicia na metade desse século.No romantismo a fantasia e o sentimento são muito valorizados, o que permite o surgimento de obras de grande subjetivismo. Há também valorização dos aspectos ligados ao nacionalismo.

  • Principais poetas desta épocae obras:Almeida Garrett; Lucrécia, O Retrato de Vénus; Catão (representação); Mérope (representação)
    Alexandre Herculano;A Voz do Poeta ,A Harpa do Crente, Poesias, Camilo Castelo Branco;
    Anátema, Mistérios de Lisboa, Filha do Acerdiano.Dntre outros .


Século XIX (segunda metade): O Realismo

Movimento que mostra de forma crítica a realidade do mundo Capitaista e suas contradições. O ser humano é retratado em suas qualidades e defeitos, muitas vezes vitimas de um sistema difícil de vencer.

Principais representantes: Gustave Flaubert autor de Madame Bovary, Charles Dickens (Oliver Twist ), Charlotte Brontë (Jane Eyre), Emily Brontë (O Morro dos Ventos Uivantes), Fiodor Dostoievski, Leon Tolstoi,Eça de Queiroz, Cesário Verde, Antero de Quental e Émile Zola, Eugênio de Castro, Camilo Pessanha, Arthur Rimbaud, Charles Baudelaire.


Décadas de 1910 a 1930: fugindo do tradicional

Os escritores deste momento da História vão negar e evitar as tipos formais e tradicionais. É uma época de revolução e busca de novos caminhos e novos formatos literários.
Principais escritores deste período: Ernest Hemingway, Gertrude Stein, William Faulkner. S. Eliot, Virginia Woolf , James Joyce, Mário de Sá-Carneiro, Ferando Pessoa, Cesar Vallejo, Pablo Neruda, Franz Kafka, Marcel Proust, Vladimir Maiakovski.


Década 1940: a fase pessimista

O pessimismo e o medo gerados pela Segunda Guerra Mundial vai influenciar este período. O existencialismo de Jean-Paul Sartre , Simone de Beauvoir e Albert Camus vão influenciar os autores desta época. Na Inglaterra, George Orwell faz uma amarga e triste profecia do futuro na obra 1984.


Década de 1950: crítica ao consumismo

As obras desta época da História criticam os valores tradicionais e o consumismo exagerado imposto pelo capitalismo, principalmente norte-americano. O poeta Allen Ginsberg e o romancista Jack Kerouac são seus principais representantes. Henry Miller choca a crítica com sua apologia da liberdade sexual na obra Sexus, Plexus, Nexus. Na Rússia, Vladimir Nabokov faz sucesso com o romance Lolita.


Bibliografia: http://www.suapesquisa.com/literatura/


Uryel Ferreira Guimarães n° 34


Nenhum comentário:

Postar um comentário