quinta-feira, 8 de abril de 2010

Musica no continente Americano a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje

C:\Users\casa\Desktop\blues06.jpg  C:\Users\casa\Desktop\blues06.jpg
Na América do norte Filmes, música e a mídia tiveram uma grande influência na moda e tendências em todos os aspectos da vida. Como muitos filmes e músicas se originaram dos Estados Unidos, a cultura americana se espalhou rapidamente por todo o mundo. Os estilos de música Rock n' Roll e Jazz foram desenvolvidos nos Estados Unidos, e rapidamente tornaram-se formas dominantes de música popular na América do Norte, e mais tarde, no mundo

Os estilos musicais ao entrar em contato entre si produzem novos estilos e há uma miscigenaçãoentre culturas para produzir géneros transnacionais. O blues e jazz dos Estados Unidos da América, por exemplo tem elementos vocais e instrumentais das tradições anglo-irlandesas, escocesas, alemãs e afro-americanas que só podem ser fruto da produção do "século XX.

Na música popular, sobressaem os cantos dos primeiros povoadores europeus do país, recolhidos porErnest Gagnon em suas Chansons populaires du Canada (Canções populares do Canadá), livro que reúne canções em que se mesclam o folclore indígena, as lendas do Canadá selvagem e as melodias levadas da metrópole por exploradores e conquistadores.

A música culta, ainda que introduzida pelos franceses no século XVII e impulsionada, posteriormente, pelos britânicos, só teve uma produção própria no final do século XIX, com as composições de CalixaLavallée e Alexis Contant. As correntes musicais do século XX, sobretudo o atonalismo, manifestaram-se no trabalho de John Weinzweig, representante da escola de Toronto, assim como nas obras deSerge Garrand e Roger Mallon.

A música de México é diverso e caracteriza uma escala larga dos estilos musicais diferentes influenciados principalmente pela música indígena. Muitas canções mexicanas tradicionais são worldwide well-known, embora na maioria das vezes sua origem em México não esteja assim desobstruída ao ouvinte non-Mexicano. "Bésame Mucho", "Cielito Lindo", "EL Rey", La Bamba, "Maria Bonita“e muito mais são parte da cultura mexicana e famosos pelo mundo inteiro.

A música mexicana foi influenciada muito perto Música Cuban no 20° século. FilhoJarocho e Filho Huasteco onde influenciado peloFilho Cubano. Cha do cha deCha, Danzon, Mambo e Bolero cresceu importante dentro México, especialmente dentro Veracruz eCidade do México. Escritores importantes da canção que influenciaram este onde, Perez Prado, Benny mais e Agustin Lara.

Agora dias o genre mexicano o mais popular é ranchera, interpretado por uma faixa de mariachis. Os exemplos incluem o trabalho de Cuco Sanchez e Chavela Vargas.

Um outro estilo importante da música é o “norteño tradicional,” ou tunes do norte, que foi a base para thees tais como banda música. São não somente estes estilos populares em muitas regiões de México. Norteño, similar a Música de Tejano, levantou-se no 1830s e40s no Rio Grande região da beira de do sul Texas. Influenciado perto Bohemian os mineiros immigrant, seu ritmo foram derivados do europeu polka dança popular durante 1800s. Banda, similar ao norteño no formulário musical, originado do México estado deSinaloa durante 1960s.

Outros estilos novos como cumbia, PNF, e música da rocha.

Principais estilos :

O blues

Criado no século passado, ele tomou sua forma final somente a partir de 1900. As primeiras gravações datam dos anos 10. Mas o Blues esperaria um pouco mais para florescer graças ao talento de Big Bill Broonzy, Bessie Smith, Muddy Waters, Otis Spann, Bo Diddley, B.B. King, Lowell Fulson, John Lee Hooker, Howlin, Wolf, Sonny Boy Williamson, Memphis Slim e Buddy Guy.

A transgressão não estava somente na conotação amorosa e sexual das letras do Blues. No formato musical, o estilo também marcou uma ruptura.

ugindo da complexidade do Jazz e da rigidez dos eruditos, o Blues nasceu como uma música crua.

Com uma base harmônica quase simplória, o estilo disseminou-se rapidamente pelo sul dos Estados Unidos. Tocar e cantar o Blues era, teoricamente, simples. Mas o que transformava um mero curioso num verdadeiro bluesman era o sentimento que ele colocava em sua interpretação.
O primeiro Blues a virar disco foi gravado em Nova Iorque pela cantora Mamie Smith, em 1920.

"Crazy Blues" superou todas as expectativas, vendendo 75 mil cópias por semana.

Com o sucesso, Mamie voltou ao estúdio três vezes em três semanas e virou febre.

A partir de 1921, todas as grandes gravadoras americanas passaram a ter suas "race series" (séries da raça), subdivisões que lançavam discos de músicos negros para o consumo da população dos guetos urbanos do sul.

A primeira onda de sucesso de vendas de discos foi capitaneada por cantoras como Bessie Smith, Geertrude Ma Rainey e Alberta Hunter.

Até a segunda Guerra Mundial (1939-1945), o mais importante celeiro do Blues era a região do Delta do Mississipi. Ali surgiram bluesmen fundamentals como Charlie Patton, Tommy Johnson, Son House, Skip James, Big Joe Williams e o lendário Robert Johnson.

O jazz

O Jazz nasceu directamente da cultura negra. Nas viagens dos navios negreiros da África para os Estados Unidos, os negros que não morriam de doenças eram obrigados a dançar para manterem a saúde. As danças tradicionais dos senhores brancos eram as polcas, as valsas e as quadrilhas, e os negros imitavam-nos com o intuito de os ridicularizar, mas dançavam de acordo com a visão que tinham da cultura europeia, e misturando um pouco com as danças que conheciam. Dessa forma, surgiu a dança que era uma mistura da imitação dos ritmos europeus com os costumes naturais dos negros.

Em 1740, os tambores foram proibidos no sul dos Estados Unidos para evitar insurreições dos negros. Assim, para executar as suas danças, eles foram obrigados a improvisar com outras formas de som, como palmas, sapateado, e o banjo.

No início do século XX, as danças afro-americanas começaram a entrar para os salões, e a sofrer novas influências: do can-can e do charleston, principalmente. Logo, essa dança que se pode até chamar de “mista”, tomou conta dos palcos e da broadway, transformando-se na conhecida comédia musical. A comédia musical, por sua vez, não é nada mais que o segundo nome dado à dança mais conhecida como jazz.

Pode-se dizer que o ragtime foi o embrião do jazz. A fusão entre a música vinda da África, por meio dos escravos que trabalhavam nas plantações de fumo e algodão, e os ritmos europeus como polca, música erudita e a marcha deu origem ao ragtime, que teve como principais expoentes os pianistas Tom Turpin, James Scott e, principalmente, Scott Joplin, autor do clássico “The Entertainer”.

O Country

Música country (em Português, música do interior) é uma mistura de estilos populares originalmente encontrados no Sul dos EUA a pelas montanhas dos Apalaches. Suas raízes são encontradas na música folclórica tradicional, na música celta, no Blues, na Música gospel, e na música popular do Século XIX que se desenvolveu rapidamente nos anos de 1920. O termo, Country music começou a ser usado no anos da década de 1940, nos EUA, quando o termo original e precedente, música hillbilly (em Português, "música caipira"), foi considerado degradante, e o novo termo foi abraçado amplamente nos anos de 1970, enquanto o termo Country and Western (em Português, "Sertaneja e do Oeste") caiu de uso deste então, com exceção do Reino Unido, aonde o termo ainda é freqüentemente usado

As primeiras gravações datam de meados de 1922, quando a gravadora Victor lançou no mercado norte americano o som de Uncle Eck Robertson e Henry Gilliard. Nos EUA, Jimmie Rodgers é conhecido como o Pai da Música Country, que durante sua pequena carreira influenciou grandes nomes como Hank Williams e a lenda da Música Country Willie Nelson. Porém, o grande nome da Música Country foi Hank Williams, autor do clássico Jambalaya que é executado em todos os países do mundo como a música que mais representa esse estilo. Hank Williams teve uma carreira meteórica, morrendo aos 30 anos de idade em decorrência de Coma Alcoólico. Suas músicas até hoje são regravadas e executadas em todo mundo. Outros grandes nomes da Música Country são: Fiddlin' John Carson, Kenny Rogers,Waylon Jennings, Johnny Cash, Bill Monroe, Patsy Cline, George Jones, Loretta Lynn,Emmylou Harris,entre outros.

Bibliografia:

http://bluelester.no.sapo.pt/jazz/historia.htm

http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Music_of_Mexico

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jazz


Nome: Marcus Arthur de Sousa carvalho n°26

Um comentário:

  1. Marcus, gostei que enha abordado blues e jazz (principais estilos musicais e motivadores de tantos outros), além de ter colocado os melhores cantores. Apesar disso, sua pesquisa ficou cópia fiel do site pesquisado (até com os linsks destacados). Refaça para colocar na revista.

    ResponderExcluir