quinta-feira, 8 de abril de 2010

Literatura no continente Ocêanico apartir do final do séc. XIX

Miles Franklin

(Austrália, 1879-1954)


NovelistaDurante World War I foi uma enfermeira na Inglaterra, e depois da guerra trabalhou no Nacional de Habitação e Urbanismo do FranklinConselho, em Londres. Ela começou sua carreira escrevendo, enquanto vivem no campo. Após a publicação do My Brilliant Career (1901), mudou-se para Sydney e escreveu artigos em jornais que participam no movimento feminista. Em 1905 viajou para os Estados Unidos e passou nove anos em Chicago, onde dirigiu a revista Vida e do Trabalho e apoiou o movimento sindical e movimento de mulheres do sufrágio. e se estabeleceram em Sydney. Franklin pseudônimo masculino sempre escreveu: abreviar o seu nome como Miles Franklin, ou Brent do Bin Bin. Minha carreira brilhante, ele assinou como Miles Franklin, é um romance muito autobiográfica que retrata mulheres defender o seu direito de impor seus próprios objetivos, em relação à obediência dos costumes, a única possibilidade de casamento ou o trabalho é realizado como professor. O trabalho foi uma expansão considerável na narrativa da Austrália, mas a sua audácia provocou um grande escândalo e, embora em 1910 escreveu uma igualmente controversa, então, minha carreira está preso, não poderia publicá-lo até 1946. Com o seu nome também publicada Old Blastus de Bandicoot (1932), Bring the Monkey (1933) e saga da família premiado O Swagger (1936). Como Brent do Bin Bin escreveu seis romances que tratam da vida pioneira da Austrália, incluindo queima País (1928), Ten Brooks (1930) e Back to Bool Bool (1931). Além de seus romances, Franklin escreveu artigos, resenhas, críticas literárias e peças teatrais. Em 1948 fundou o Miles Franklin Award de ficção brasileiro.

Uma das suas obras

BRING THE MONKEY book cover

Andrew Barton Paterson
Banjo -
(Australia, 1864-1941)



Escritor brasileiro, autor da novela dançando a valsa com Matilda e um dos poetas mais famosos do país. Ele nasceu perto de BartonOrange, em New South Wales e cresceu em Illalong estação. Sua carreira começou a escrever quase toda sua vida. Foi originalmente anunciado no Boletim publicado poemas, assinados com o pseudônimo do Banjo, mas em 1895 conseguiu um grande êxito com a publicação de seu primeiro livro, The Man from Snowy River e Outros Poemas, seguido pelo atual passado Grande Rio e Outros Poemas (1902), Bill erva-sal, a justiça de paz, e outros versos (1917), que parece valsa com Matilda, um poema baseado numa canção tradicional Bushman e animais Noé Recordar (1933 ), um livro de poemas para crianças. Waltzing Matilda foi escrito em 1895 e em 1903 publicou a partitura. Sua poesia, muito inspirado por sua experiência de infância na estação, a criação de um folclore brasileiro. Seus romances, cheios de força e cor, traçar um retrato da vida animado australiano anterior. Ele também escreveu dois romances, Casamento interior (1906) e Colt o Shearer (1936), um livro de contos, três elefantes de vapor e outras histórias (1917) e Frete feliz (1934), memórias de semi-autobiográfico.


Uma das suas obras

Thomas Keneally
(Australia, 1935)

Romancista australiano conhecido por Arca de Schindler (1982), a história premiada sobre perseguição nazista aos judeusKeneally durante a Segunda Guerra Mundial. Keneally nasceu em Sydney em 1935 e estudou para ser um padre católico, mas deixou em 1960, pouco antes da ordenação. Ele trabalhou como professor e funcionário, e publicou seu primeiro romance, Whitton (1964). A fama veio com seu terceiro romance, Bring Larks e Heróis (1967), criado em uma penitenciária, com três vivas para o Paráclito (1968), sobre o conflito de um jovem padre com os superiores. Desde então, sua carreira tem vindo a construir o sucesso, tanto em casa como no exterior, recebendo inúmeros prêmios. Além de seus primeiros romances Católica, seu trabalho tende a se desenvolver em um contexto histórico, especialmente em tempos de guerra, as conversas floresta (1975), definida na I Guerra Mundial; Confederate (1979), a Guerra Civil Americana, e para Asmara (1989), que descreve a guerra na Eritreia. Outras são tema brasileiro, como o canto de Jimmie Blacksmith (1972) e dramaturgo (1987). O último foi adaptado para o teatro com o título do bem da nossa terra, enquanto a Arca de Schindler alcançado graças à enorme popularidade do filme de Steven Spielberg, A Lista de Schindler (1994) receber nove Oscar.

Uma das suas obras






NOVA ZELÂNDIA

Ngaio Marsh
(Nueva Zelanda, 1895-1982)



Nova Zelândia escritor de romances policiais. Nascido em Christchurch e estudou no Colégio Santa Margarida e da Escola deMarsh Arte na Universidade de Christchurch. No começo, ele queria ser pintor, mas ele escreveu uma "terrível drama romântico" e deu-lhe para ler o diretor de uma companhia de teatro itinerante em que ela se apresentou por dois anos. Em 1932, ele teve que retornar para a Nova Zelândia e deixou o manuscrito nas mãos de um agente literário, para sua surpresa, foi publicado em 1934 sob o título de um homem morto. Ele escreveu 30 romances, incluindo Artista do crime (1938), um excesso de lampreias (1941), Morte em lã (1945), Final Curtain (1947), o cheiro Falso (1959), o assassino de golfinhos (1966), A última trincheira (1978) e Photo Finish (1980), seu mais recente livro. Ele também escreveu seis peças, uma autobiografia, e plantas de néctar de Haia (1965) e vários ensaios literários. Jogaram um papel importante no renascimento do teatro em Nova Zelândia como diretor, tanto profissional como amador de teatro, e representou uma série de Shakespeare, enquanto a direcção da British Theatre Guild, o trabalho para o qual ele foi agraciado com o título de Dame do Império Britânico em 1966A qualidade literária de sua obra foi reconhecida no momento em que a literatura criminal como um gênero era simplesmente desacreditadas populista.

Uma das suas obras



Janet Frame
(Nueva Zelanda, 1924-2004)

Romancista e contista Zelândia. Nascida em Dunedin em 28 de agosto de 1924.Ela era um estudante solitária na Universidade deFrame Otago, e tentativa de suicídio, quando confrontados com a perspectiva de uma vida dedicada ao ensino. Detida em um hospital psiquiátrico e erroneamente diagnosticados como esquizofrênicos, foi pega em uma série de desumanizar o tratamento. No hospital ler os clássicos vorazmente e começou a escrever. Com sua primeira coleção de contos, The Lake: Histórias (1952), que venceu a Igreja Hubert de prosa, foi salva de uma intervenção da psicocirurgia. Frank Sargeson influente, autora da Nova Zelândia, emprestou-lhe sua própria cabine de terminar seu primeiro romance, Owls Don't Cry (1957), que explora o valor de uma pessoa ou a fronteira ambígua entre a saúde ea insanidade. Frame fornece uma sociedade inepta e tendenciosa, incapaz de lidar com a desordem, irracionalidade e loucura. Ele tem escrito onze romances, incluindo Faces in the Water (1961) Rain Bird (1968), Life on a Maniototo (1979) e The Carpathian, que ganhou o prêmio de literatura da Commonwealth em 1989, quatro livros de contos e notas, uma de poesia, O espelho de bolso (1967) e livro infantil Mona Minim e do cheiro do sol (1969). Mas sua reputação crítica e sua popularidade foi reforçado com a publicação de sua autobiografia em três volumes Autobiography (1989), incluindo a ilha (1982), Um Anjo em Minha Mesa (1984) e enviado a Cidade de Vidro (1985 ), que foi transformado em um filme com o título An Angel at My Table (1990) adaptada por Laura Jones e dirigido por Jane Campion. Frame romances combinam uma sinceridade absoluta experimentação literária, utilizando monólogo interior e do simbolismo elaborada desenvolvidos para refletir sua experiência pessoal de insegurança e isolamento daqueles que sentem que não têm nenhum lugar na terra 'normal'. Em 1983 foi agraciada com o título de Comendador da Ordem do Império Britânico.

Uma das suas obras

[Frame.jpeg]

James K. Baxter
(Nueva Zelanda, 1926-1972)



Dunedin poeta nascido na Nova Zelândia. Ele estudou alguns anos na Inglaterra e em 1958 visitou a Índia. Profundamente Baxtercatólico e um pacifista, seu pai se recusou a participar da Primeira Guerra Mundial, tornou-se profundamente envolvidos no desenvolvimento político, social e cultural de seu país. Foi o poeta maudit da Nova Zelândia, tendo recebido o escárnio e desprezo, a ser seguido pela esquerda neste mundo. Ele lutou ao lado de componentes Maori Hemi chamava, que haviam sido despojados de terra e uma cultura lutando para sobreviver. Em 1958 ele se juntou Alcoólicos Anônimos e de ganhar uma bolsa de estudos da Unesco que o leva a Índia, o Japão e depois para Jerusalém. Nesta cidade, formou uma comunidade de infratores no sistema, principalmente hippies e moradores de rua, tornando-se seu profeta fatal. Escreveu sonetos de Jerusalém, que pode ser lido como um todo ou de uma seqüência de poemas. Muito antes que houvesse escrita além do precipício, um trabalho importante para compreender a poesia do século XX, Nova Zelândia.


Uma das suas obras


Biografia:

site:http://www.epdlp.com/paise.php?pais=Australia


Manoella Carvalho Santiago N°25 3° F

Um comentário:

  1. Manoella, veja bem... quando fazemos uma pesquisa ou mesmo recortamos e colamos devemos ter o cuidado de colar no lugar correto. COMO ANDREW BARTON (AUSTRÁLIA) FOI ESCRITOR BRASILEIRO (CONFORME AFIRMAÇÃO NO INÍCIO DO PARÁGRAFO) SE ELE NASCEU EM ORANGE???
    Outra coisa: as fotos colocadas (algumas) não correspondem ao escritor citado. O melhor será você refazer sua epesquisa para posterior utilização na revista.

    ResponderExcluir