quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teatro no continente Africano a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje.

Na África, o teatro é uma tradição ancestral,baseada nos acontecimentos da vida social,transmitidos oralmente.Por isso,durante muito tempo o teatro Africano foi considerado decendente do ritual e do religioso.Atualmente o teatro está em pleno florescimento,tanto na África,como em outros continentes trata-se de um teatro contemporâneo , que cria raízes com o continente Africano.Trata-se de um teatro comprometido, inclusive militante, feito para defender a identidade de um povo que tem conseguido sua independência.A vida quotidiana dos africanos decorre ao ritmo de variadas cerimonias, rituais ou religiosas, concedidas e vividas geralmente como verdadeiros espectáculos. A performance africana, foi trazida em larga escala pelos povos de origem Banto, transportados como cativos com os primeiros colonizadores. Em Portugal estimava-se que antes da colonização já existia em torno de oitenta mil escravos africanos.
Didátco é o teatro que pretende instruir o seu público, convidando-o a reflectir sobre um determinado problema. Um exemplo é a sociedade Africana,que sentiu a necessidade do teatro didático,no sentido de contribuir para a valorização do homem africano,pelo fato do teatro ser a forma mas viva e direta, ele poderá ser útil na formação do homem africano.
Outros dizem que os tipos de teatro africanos guardam verdadeiro parecido, como em outros tempos a tragédia grega, como um pré teatro que nunca chegaria totalmente a ser teatro se não se desacraliza. A força e as possibilidades de sobrevivência do teatro negro residirão, portanto, em sua capacidade para conservar sua especificidade.A África independente esta tomando forma um novo teatro.
Existem duas tradições teatrais estabelecidas na África do Sul: a africana, desenvolvida com o passar dos séculos e a européia, introduzida na cultura da África há dois séculos e meio. Recentemente, uma nova tradição híbrida desenvolveu elementos contidos nas duas antigas.
No teatro dentre os autores de peças de teatro mais renomados são: Guillaume Oyono Mbia, Rev. Kadiebwe, Bole Butake, Joseph Kono Ateba, Gervais Mendo Zé.Dikongue Pipa, Daniel Kamwa, Arthur Si Bita, Iya Ousmanou, Dia Moukouri, Basseck Ba Kobhio, Jean-Pierre Bekolo, Sita Bella são nomes de referência do cinema do Cameroun.




Nome: Rodrigo Ventura Mendes De Oliveira
Número: 30


Biografia: www.africadosul.org.br
www.anta.pt.br
www.fesman2009.com
http://pt.wikilingue.com/es/%C3%81frica#Teatro
http://www.embcameroun.org.br/Cult_Esp.htm

Um comentário:

  1. Rodrigo, sua pesquisa ficou cópia e cola do site pesquisado. Sugiro a refacção para futura postagem na revista. Veja bem, até os links...

    ResponderExcluir