sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pintura no continente Americano a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje

Pintura Moderna

(Século XVIII e Século XIX)

Pintura Contemporânea

pintura brasileira surgido no final do século 16, influenciado pelo barroco estilo importado de Portugal . Até o início do século 19, esse estilo foi a escola dominante da pintura no Brasil , florescendo em todo o território dos assentados resolvido territórios, principalmente ao longo da costa, mas também em importantes centros do interior como Minas Gerais . Grandes pintores neste período foram Ricardo do Pilar ,José Joaquim da Rocha , José Teófilo de Jesus , Joaquim José da Natividade , José Eloy , Manuel de Jesus Pinto , João de Deus Sepúlveda , Manuel da Cunha , mas entre eles estava o chefe Manuel da Costa Ataíde , que trabalha para o final do século 18, chefe do original primeira escola de pintura no país, com um delicado e um pouco de interpretação pessoal Rococo estilo em que ele retratada pela primeira vez os anjos e os santos com mulato recursos.

Uma súbita ruptura com a tradição barroca foi imposta sobre a arte da nação com a chegada da corte Português em 1808, fugindo da invasão francesa de Portugal. No entanto, a pintura barroca ainda sobreviveu, em muitos lugares até o final do século 19. Em 1816, o rei D. João VI , apoiou o projeto de criar uma academia nacional, por sugestão de alguns artistas franceses liderados por Joachim Lebreton , um grupo mais tarde conhecida como Missão Artística Francesa . Eles foram fundamentais na introdução do neoclássico estilo e um novo conceito de espelhamento de ensino artístico nas academias europeias, sendo os primeiros professores na escola recém-fundada no art. Através dos seguintes 70 anos, a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios,mais tarde renomeada Academia Imperial de Belas Artes , que ditam as normas na arte, uma tendência mista do Neoclassicismo,Romantismo e Realismo , com tendências nacionalistas que seria a base para a produção de uma grande quantidade de telas retratando nação a história, cenas de batalha, paisagens, retratos, pintura de gênero e naturezas-mortas, e com personagens nacionais, como negros e índios. Victor Meirelles , Pedro Américo e Almeida Junior foram os líderes da arte acadêmica, mas esta época também recebeu contribuições importantes de estrangeiros, como Georg Grimm , Augusto Müller e Nicola Antonio Facchinetti .

Em 1889 a monarquia foi abolida, eo governo republicano renomeou a Academia Imperial da Escola Nacional de Belas Artes , o que seria de curta duração, absorvida em 1931 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro . Enquanto isso, o Modernismo já estava sendo cultivada emSão Paulo e por alguns pintores acadêmicos, eo novo movimento substituído academicismo . Em 1922, o evento denominado Semana de Arte Moderna rompeu definitivamente com a tradição acadêmica e iniciou uma tendência nacionalista que, contudo, foi influenciado pelo primitivismoe pela European expressionismo , surrealismo e cubismo . Anita Malfatti , Ismael Nery , Lasar Segall , Emiliano di Cavalcanti , Vicente do Rego Monteiro e Tarsila do Amaral feito grandes mudanças na pintura, enquanto grupos como Santa Helena e Núcleo Bernardelli evoluiu para uma interpretação moderada do Modernismo, com artistas importantes, tais como Aldo Bonadei e José Pancetti . Cândido Portinari é o melhor exemplo deste último tendência. Sob o patrocínio do governo dominou a pintura brasileira no século 20, até meados abstracionismo apareceu na década de 1950.

O período entre 1950 e 1970 testemunharam o surgimento de muitos novos estilos. action painting , Abstração Lírica , o neoconcretismo , neo-expressionismo , a arte Pop , Neorealismo , todos contribuíram de alguma forma para a criação de enorme diversidade na pintura brasileira e para a atualização da arte brasileira . Após um período de relativo declínio na década de 1970 conceitual, arte nacional revivido nos anos 1980 sob a influência de um renovado interesse do mundo na pintura tradicional. Então pintura brasileira mostrou uma nova força, espalhados por todo o país, e começou a ser apreciada nas instâncias internacionais.

Ricardo do Pilar: O homem das dores, do século XVII

João Nepomuceno Correia e Castro : A Imaculada Conceição, do século XVIIIyh

Manuel de Jesus Pinto: St.Peter receber as chaves da Igreja, ca. 1804-1815.

Manuel da Costa Ataíde:Nossa Senhora cercada de anjos músicos, no século XIX cedo.

Simplício de Sá: Retrato do imperador Pedro I, ca.1830.

Agostinho da Motta : Still Life, 1860

Victor Meirelles: Moema,1866.

Pedro Américo: Batalha do Avaí, 1872-77.

Johann Georg Grimm :Icaraí, 1884

Almeida Junior: o resto do modelo de 1882.

Belmiro de Almeida :Efeitos da luz solar, 1893

Manuel Lopes Rodrigues :alegoria da República,1896.

José Jerônimo Telles Júnior : tempestade de vento, 1902

Antônio Parreiras : Dores,1909

Ismael Nery: Nude mulher agachada.

Ado Malagoli : O gato preto, ca. 1950.

Geraldo Trindade Leal :Ginete, 1951.

Jader Siqueira : Triptych,1977

Carlos Carrion de Britto Velho : Pintura # 2, 1977.

Milton Kurtz : Contacto Quasi, 1989.

Na América Latina o expressionismo muitas vezes manifestou-se como uma via de protesto político. No México, seus representantes mais importantes são os muralistas, como Diego Rivera (veja abaixo). Durante a década de 1950, o expressionismo volta a se manifestar, mas agora de uma outra maneira, na obra de artistas americanos como Jackson Pollock (acima), dentro do que ficou conhecido por expressionismo abstrato. Notabilizou-se principalmente na Alemanha.




Equador: cabe sublinhar a obra de Oswaldo Guayasamín. Estudou na Escola de Belas Artes de Quito. Entre 1942 e 1943 viajou pelos Estados Unidos e México, onde foi ajudante de Orozco. Um ano depois viajou por diversos países da América Latina, entre eles Peru, Brasil,Chile, Argentina e Uruguai, encontrando em todos eles uma sociedade indígena oprimida, temática que, desde então, apareceu sempre nas suas obras. Nas suas pinturas posteriores figurativas tratou temas sociais, simplificando as formas. A sua obra refletiu o dor e a miséria que suporta a maior parte da humanidade, denunciando a violência que lhe tocou viver ao ser humano no século XX, pontuado pelas guerras mundiais, os genocídios, os campos de concentração, as ditaduras, as torturas, etc. Tem murais em Quito, Madrid (Aeroporto de Barajas), Paris .

México: neste país o expressionismo esteve estreitamente ligado à revolução, destacando-se o aspecto social da obra, geralmente em formatos de grande tamanho como o mural. Assim mesmo, teve grande importância a temática folclórica e indigenista. O muralismo foi um estilo de vocação sócio-política que enfatizava o conteúdo reivindicativo da sua temática, centrada nas classes pobres e desfavorecidas, com formatos monumentais de grande expressividade, trabalhando sobre uma superfície de concreto ou sobre a fachada de um edifício. Os seus máximos expoentes foram: José Clemente Orozco, Diego Rivera, David Alfaro Siqueiros e Rufino Tamayo. O expressionismo também influiu na obra pessoal e inclassificável de Frida Kahlo.

A pintura do Canadá teve grande influência principalmente da França e da Inglaterra. Iniciou um florescimento significativo no século XVIII, porém foi a partir do século XIX que esta, tomou grande impulso. Mas apesar das influências européia,soube se desenvolver em muitos momentos com características próprias e deixou uma série de obras primas.

Um dos principais autores desse período foi Cornelius Krieghoff. Algumas de suas obras são:

Colonos, 1852

A tempestade passa, 1854

Os Estados Unidos também sofreram grande influência dos estilos artístico europeus.

No decorrer do século XIX, porém o país desenvolveu traços distintos.

A grande extensão geográfica dos Estados Unidos gerou diferenças de estilo, dentro de uma linha básica de evolução artística.

A pintura dos Estados Unidos se desenvolveu rapidamente e hoje é uma das mais ativas do mundo. A partir do século XX passou a contribuir ativamente para evolução da pintura contemporânea, e hoje é referência básica na formação de novos pintores.

Um dos principais pintores americanos do século XIX foi Rembrandt Peale e algumas de suas principais obras são:

Rubens Peale with a Geranium, 1801

The Roman Daughter, 1811

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_nos_Estados_Unidos_da_Am%C3%A9rica

http://www.coladaweb.com/artes/arte-e-arquitetura-dos-eua

http://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura_do_Canad%C3%A1


Alunas: Luciana Lobão Nº21 e Ingrid da Silva Ramalho

2 comentários:

  1. Pessoal, apesar da riqueza de detalhes, a pesquisa está uma reprodução do site pesquisado. Que pena....
    Faltaram alguns alunos ...

    ResponderExcluir
  2. Luciane e Ingrid, pela leitura particularizada, dá para perceber que aconteceu apenas cópia e cola. Se acaso forem colocar na revista, revejam os textos e transformem para a linguagem de vocês. Quanto à correção: IMPOSSÍVEL CORRIGIR ALGO JÁ PUBLICADO POR OUTRA PESSOA.

    ResponderExcluir