quinta-feira, 8 de abril de 2010

Teatro no continente asiático a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje

No continente asiático o teatro também já existia, com outras características, que ainda hoje o singularizam. Na China, por exemplo, o teatro foi estabelecido durante a dinastia Ásia, que se prolongou do ano de 2205 ao ano 1766 antes da era cristã. Portanto, o teatro chinês é o segundo, cronologicamente, antes mesmo do teatro grego.

Como no Egito, surgiu também com características rituais. Mas além das celebrações de caráter religioso, passaram também as procissões e danças foram cedendo lugar a formas dramáticas.

Teatro do Japão

Amaterasu surge da luz de Utagawa Kunisada (1786-1865). (xilogravura colorida, sem data).

O teatro tradicional do Japão, que inclui o nô, o kyogen, o kabuki e o bunraku, tem como característica, diferentemente do teatro ocidental, a união entre a representação, a dança e a música — o canto e os instrumentos musicais.[1][2] Sua origem está associada à religião tanto mitologicamente quanto historicamente.
Mitologicamente atribui-se a origem do teatro no Japão a dança da deusa Uzume. Segundo o Konjiki, um dia os deuses Izanagi e Izanami teriam enviado seu filho Suzanoo para a Terra de Yomi (Terra dos Mortos) como castigo por suas más ações. Antes de partir, ele resolveu visitar sua irmã mais velha, a deusa do Sol, Amaterasu. Suzanoo pregou várias peças em Amaterasu e esta, irritada, se refugiou em uma caverna, mergulhando o mundo em escuridão. Preocupados, os deuses se reuniram para pensar em uma maneira de fazê-la sair de lá. Resolveram dar uma festa na frente da caverna. Em dado momento, a deusa Uzume, munida de uma lança e de um capuz, começou a dançar em cima de um barril em meio aos deuses fazendo com que todos rissem. O barulho atraiu Amaterasu trazendo a luz de volta ao mundo. Depois disso, Suzanoo foi castigado.[3] Uzume teria descido a Terra e dado origem a família imperial e às primeiras sacerdotisas.
Historicamente, as danças religiosas que eram executadas em templos, santuários e festivais como a kagura — dança xintoísta —, a gigaku e a bugaku — danças budistas com origem na Índia e China respectivamente —, além de danças populares como a dengaku e a sarugaku deram origem as formas tradicionais de teatro no Japão.

cultura tradicional

bunraku

Introdução

O Bunraku é o tradicional teatro de bonecos do Japão. Originário de uma arte plebéia, ele se desenvolveu, principalmente, durante o período Edo (1600 a 1868).

O termo Bunraku é relativamente recente. Dentre muitos estilos de teatros de bonecos surgidos no período Edo, apenas o estilo conhecido como Bunraku-za, organizado no começo do século 19 por Uemura Banrakuken em Osaka, sobreviveu comercialmente no Japão moderno, foi nessa época que a palavra Bunraku ganhou o significado de “teatro profissional de bonecos”.

Bibliográfia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Boneca

Ludmila Pereira do Nascimento

Um comentário:

  1. Ludmila, ficou cópia e cola do site pesquisado. Para colocar na revista, não dá para ser desta forma. Que tal reescrever com suas palavaras após leitura atenta???

    ResponderExcluir