sexta-feira, 9 de abril de 2010

Teatro no continente Africano a partir do final do séc. XIX ate os dias de hoje.

Teatro Africano

Quando se fala em teatro africano, fala-se a necessidade de apresentar o que é dedicado à vida do povo africano. Africanos tiveram uma longa história de envolvimento nas artes do teatro, muitos dos quais não tinham sido reconhecidos. Africanos tem sido parte especificamente da fase americana deste 1700, mas pouco dessa tradição de teatro foi registrada na história.


Em 1965, Amiri Baraca, o conhecido dramaturgo, poeta e educado, exigiu que existisse um teatro africano sobre as pessoa e dedicado a libertação da consciência africana.Esses auto-retratos teatrais eram frequentemente devastadores precisos e poderosos, são um atributo á determinação do teatro americano e artistas africanos. Em grande parte o teatro americano rejeitou este esforço coletivo, desde que o teatro africano não retrataram o negros como mordomos, fantasmas de olhos selvagens, tolos, ou indolentes. Muitas vezes, o conteúdo das produções de teatro africano foi tratado com repúdio dos valores materialistas, racista e eurocêntrica continuamente tentando incutir nos povos africanos.


Através do pioneiro esforço criativo, o teatro africano tornou-se funcional, coletivo, comprometido, e refletido nos rituais, única e particularmente de perspectivas históricas dos povos africanos. O teetro africano e ritualizado através da música, poesia, dança, folclore e religião, criando assim uma forma de arte do teatro, que serve a um propósito maior do que o teatro: o teatro do amor.a missão do teatro africano e fortalecer a identidade, confirmar a história, e concretizar os sentidos no futuro.

Bibliografia: http://www.hierographics.org/africancommunitytheatre.htm

http://portalcapoeira.com/Cultura/cia-baoba-de-arte-africana-e-afro-brasileira-apresenta-novo-espetaculo-ancestralidade-qheranca-do-corpoq?date=2010-04-01





4 anexoscia_baoba_foto_netun_lima.jpg
%C3%A1fricas.jpg%C3%A1fricas.jpg



cia_baoba_foto_netun_lima.jpgcia_baoba_foto_netun_lima.jpg

trajes-cabulosos-africanos17.jpgtrajes-cabulosos-africanos17.jpg














Brennda Gabrielly Xavier Silva nº 04

Um comentário:

  1. Brennda, você ainda ficou muito presa ao site. Reveja a grafia de: ATÉ e TEATRO e reescreva: FALA-SE DA NECESSIDADE// EM GRANDE PARTE// NÃO RETRATAVA// A MISSÃO DO TEATRO AFRICANO É.

    ResponderExcluir