sexta-feira, 9 de abril de 2010

A música na America do Sula partir do final do séc. XIX

A Música da América Latina inclui os estilos musicais desse continente e está distribuída em diversas variedades. Faz parte desde a simples música do norte do México à sofisticada havaneira de Cuba, bem como as sinfonias de Heitor Villa-Lobos e os simples e emocianates sons da quena, uma flauta andina. A música tem desempenhado um importante papel recentemente na política da América Latina, o movimento Nueva Canción é um um excelente exemplo. A música latino-americana bastante diversificada é realmente unida por meio da origem comum dos idiomas: as línguas neolatinas portuguesa e espanhola, no caso particular do continente americano são os dialetos espanhol da América e português do Brasil, e em menor escala, as crioulas derivadas dessas, como o crioulo haitiano.

o Música brasileira:

A música brasileira engloba vários estilos regionais influenciados por formas africanas, europeias e ameríndias. Ela se desenvolveu em estilos diferentes, entre eles, samba, música popular brasileira, choro, sertanejo, brega, forró, frevo, maracatu, bossa nova, rock brasileiro e axé.

o Música cubana:



A música cubana é a expressão dos ritmos trazidos para a ilha de Cuba especialmente pelos colonizadores espanhóis e o escravo negro da Áfricaou seja a mistura de gêneros e culturas. O som cubano nasceu nos campos do oriente cubano, na segunda metade do século XVIII, tendo como antecedentes a influência hispânica, francesa e africana. Devido a essa união perfeita, ao chegar às cidades, no início do século XIX, contagiou a população.

Cuba possui vários ritmos herdados de seus colonizadores como: salsa e merengue, influências africanas, rumba e principalmente o mambo que se alega ser formado em Cuba por Orestes e Israel López (ex-integrantes da banda "Arcano y SUS maravilhas").

Até o final do século XIX, a música cubana ainda não havia encontrado a sua verdadeira identidade. O único som ouvido em Cuba ecoava dos primitivos instrumentos tocados pelos índios Taínos e Siboneyes. Eram sons de tambores, conchas, maracas e outros instrumentos de percussão.

Cuba tem grandes músicos e bandas como Buena Vista Social Club, Addys D'Mercedes, Orishas e Benny Moré.



o Música dos EUA:



A música dos Estados Unidos reflete a população multi-étnica através de uma gama de estilos diversos. Rock and roll, blues, country, rhythm and blues, jazz, pop, techno, e hip hop estão entre os gêneros musicais do país mais reconhecidos internacionalmente. Os Estados Unidos possuem a maior indústria musical do mundo e sua música é ouvida em todo o mundo. Muito da moderna música popular tem suas raízes ligadas à música negra americana (com influência do blues)



Os Estados Unidos é bem conhecido por ser um "caldeirão" de músicas, com influência de várias partes do mundo e criando novos estilos culturais distintos dos outros. Embora os aspectos da música americana terem uma origem específicas, a origem de culturas particulares de músicas é problemática, devido à constante evolução da música americana de transplantar técnicas, instrumentos e gêneros.




Estes são alguns cantores Americanos:



-Michael Jackson

-Elvis
-Madonna
-Garth Brooks
-Mariah Carey
-Metallica
-George Strait

o Música argentina:

Originariamente, o tango nasce no final do século XIX de uma mistura de vários ritmos provenientes dos subúrbios de Buenos Aires. Esteve associado desde o princípio com bordéis e cabarés, âmbito de contenção da população imigrante massivamente masculina. Devido a que só as prostitutas aceitariam esse baile, em seus começos era comum que o tango fosse dançado por um casal de homens.

O Tango é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Foi desenvolvido na Argentina e no Uruguai no século XIX. A dança Tango resulta da fusão de música européia, africana e gaucha. Mas o tango como dança não se limitou às zonas baixas ou a seus ambientes próximos. Estendeu-se também aos bairros proletários e passou a ser aceito "nas melhores famílias", principalmente depois que a dança teve sucesso na Europa.

o Música Boliviana:

A música da Bolívia é uma das mais fortemente ligadas a sua população nativa dentre os estilos nacionais da América do Sul. Após o período nacionalista da década de 1950, as culturas dos aimarás e quíchua foram mais amplamente aceitadas e estes estilos de música folclórica gradualmente foram fundindo-se em sons pop. Los Kjarkas desempenharam um papel central nessa fusão e na popularização da lambada no país. Outras formas de música nativa, como o huaino e a saya, são também bastante difundidas.

Chacarera é uma dança e música populares originárias do sul da Bolívia e noroeste da Argentina dançada já desde o século XIX. A música toca-se geralmente com violão, violino, sanfona e bumbo "legüero". Antes mesmo de existirem a Bolívia e Argentina, como repúblicas que hoje conhecemos a chacarera já eram dançada nas fazendas do Chaco (região de mais de 800.000 km²) no início do século XVIII durante a conquista da Coroa Espanhola, na época colonial.



Bibliografia:




http://www.blogger.com/feeds/6774456220173588243/posts/default


http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://alacazum.blogspot.com/2010/02/musica-da-america-do-sul-bolivia_24.html









Nome: Agleiziane Eufrausino de Sousa n°: 01

Um comentário:

  1. Agleiziane, sua pesquisa ainda está muito presa ao site. reveja a garafia das palavras: AMÉRICA DO SUL, EUROPEIA, GAÚCHA e reescreva: OS ESTADOS UNIDOS SÃO BEM CONHECIDOS POR SEREM// DEVIDO A SUA ACEITAÇÃO INICIAL APENAS PELAS PROSTITUTAS, ERA COMUM QUE O TANGO...

    ResponderExcluir