sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pintura no continente Europeu a partir do final do séc. XIXate o séc. XX

Século XIX

A influência do Realismo
Realismo foi um movimento artístico e literário surgido nas últimas décadas do século XIX na Europa;o cenário intelectual era dominado por novas correntes filosóficas - o PositivismoComte), Determinismo (Taine) e o Darwinismo (Darwin).

Características do Realismo

  • Veracidade:

Despreza a imaginação romântica

  • Contemporaneidade:descreve a realidade
  • Retrato fiel das personagens:caráter, aspectos negativos da natureza humana
  • Gosto pelos detalhes: Lentidão na narrativa
  • Materialismo do amor:Mulher objeto de prazer/adultério
  • Denúncia das injustiças sociais
  • Determinismo e relação entre causa e efeito
  • Linguagem próxima a realidade: simples, natural, clara e equilibrada
Principais pintores realistas
Édouard Manet
Nasceu em Paris, 23 de Janeiro em 1832; e faleceu em Paris, 30 de Abril 1883.Foi um pintor e artista gráfico francês e uma das figuras mais importantes da arte do século XIX; considerado um dos fundadores da arte moderna.
Algumas caracteristicas das pinturas de Manet era os jogos de luz e de sombra, restituindo ao nu a sua crueza. Os temas deixaram de ser impessoais ou alegóricos, passando a traduzir a vida da época, e, em certos quadros, seguiam a estética naturalista de Zola e Maupassant.Aqui embaixo você poserá observar algumas de suas pinturas:




A influência do Romantismo

As primeiras manifestações românticas na pintura ocorreram quando Francisco Goya passou a pintar depois de começar a perder a audição. Um quadro de temática neoclássica como Saturno devorando seus filhos, por exemplo, apresenta uma série de emoções para o espectador que o fazem se sentir inseguro e angustiado. Goya cria um jogo de luz-e-sombra, linhas de composição diagonais e pinceladas "grosseiras" de forma a acentuar a situação dramática representada.


O francês Eugène Delacroix é considerado um pintor romântico por excelência. Sua tela A Liberdade guiando o povo reúne o vigor e o ideal românticos em uma obra que estrutura-se em um turbilhão de formas. O tema é guiado pelo espírito da Liberdade (retratados aqui por uma mulher carregando a bandeira da França). Esta é provavelmente a obra romântica mais conhecida.


bibliográfia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Romantismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Realismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89douard_Manet

Aluna:Maria Isabel Seixas Lins Nº 27


Século XX

A Arte do século XX, tão rica como diversificada, é fruto do conjunto de revoluções operadas no continente europeu a partir de meados do século XIX. A Revolução Industrial, o surgimento da Fotografia, a Revolução Russa, a primeira e a segunda guerras mundiais e a queda do muro de Berlim, foram momentos significativos que mudaram a forma de ver e sentir do mundo Ocidental e, por consequência, a forma de se exprimir.

A fotografia vem possibilitar uma nova forma de dar corpo às imagens. “A representação visual emancipa-se da habilidade ou destreza manual, sobre a qual se articulava o privilégio hierárquico das artes.”

Assim, os poderes e atributos tradicionais da arte entraram em discussão. Le Corbusier considerava a era da máquina como via para uma nova forma de arte.

1. O Expressionismo - (especialmente cultivado na Alemanha), deforma as figuras e emprega cores intensas para reforçar o trágico e satírico.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465162/249x375.aspx

Figura 1: Ernst Kirchner, auto-retrato, com modelo, 1910

2. O Abstracionismo - introduzido por Kandinsky (arte não-figurativa) torna-se uma simples combinação de linhas, cores e formas que sugerem um estado de espírito.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1451421/285x375.aspx

Figura 2: Klee

3. O Fauvismo - de que Matisse foi o mais notável representante, reduz os quadros a um jogo de cores puras, violentas, utilizadas livremente.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1451402/original.aspx

Figura 3: Matisse

4. O Cubismo - teve como principais representantes Picasso e Braque, caracteriza-se por reduzir as figuras a formas geométricas e a decompô-las em planos que se sobrepõem arbitrariamente na tela.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1451401/original.aspx

Figura 4: Braque

5. O Futurismo - de Marinetti exalta o movimento, a cidade, a máquina, o dinamismo da vida moderna e do futuro.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465489/361x375.aspx

Figura 5: Marinetti

6. O Movimento Dadaísmo- constituí-se como uma reação irreverente contra o absurdo do Mundo: constrói objetos ostensivamente estravagantes, combinando pinturas, colagens e bocados de utensílios.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465456/456x375.aspx

Figura 6: Hans Arp

Os dadaístas foram críticos implacáveis da sociedade capitalista que não se responsabilizava pela raça humana e sua cultura. E registram o seu protesto através da extravagância, da quebra do convencional, da espontaneidade e, do absurdo estético.

7. O Surrealismo - influenciado pela psicanálise de Freud, foi cultivado por poetas como Paul Eluard e por pintores como Max Ernst, Salvador Dali e Magritte. Procuram representar o surreal, o mundo do inconsciente que se manifesta nos sonhos e nas visões delirantes.

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1451416/471x375.aspx

Figura 7: Magritte

Em Portugal, na pintura, destacam-se na primeira metade do século XX: Amadeo de Sousa Cardoso (cubismo e abstracionismo);

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465378/371x375.aspx

Figura 8: Amadeu de Sousa Cardoso

Eduardo Viana, Santa-Rita e o poeta pintor Almada Negreiros (futurismo);

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465382/original.aspx

Figura 9: Almada Negreiros

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465394/original.aspx

Figura 10: Eduardo Viana

Maria Helena Vieira da Silva (abstracionismo).

http://sol.sapo.pt/photos/olindagil4/images/1465381/original.aspx

Figura 11: Vieira da Silva

Bibliográfia:

http://sol.sapo.pt/blogs/olindagil/archive/2009/10/28/CORRENTES-ART_CD00_STICAS-DA-PRIMEIRA-METADE-DO-S_C900_CULO-XX.aspx


Aluna: Gabrielle Silva Andrade n°: 08

3° “F”

Um comentário:

  1. Maria Isabel e Gabrielle, a pesquisa ainda está muito presa ao site. Reveja a palavra ATÉ e reescreva: PRÓXIMA À REALIDADE.

    ResponderExcluir