quinta-feira, 8 de abril de 2010

Música Continente Asiático

A música do século 20
(depois de 1911)

No início de século 20, muitos intelectuais chineses foram estudar no exterior, principalmente na Alemanha e no Japão. Sistematicamente, eles estudaram e pesquisaram a música ocidental, inclusive suas teorias básicas, a história, a composição e o sistema da educação da música. A maioria desses intelectuais tinham bom conhecimento sobre a música tradicional chinesa, as novas experiências deles no exterior os elevaram para ser os primeiros músicos modernos chineses. Foram esses músicos que iniciaram um movimento da nova música na China, cujo alvo foi basicamente combinar as boas tradições da música folclórica chinesa e as experiências da música ocidental, para criar uma nova música folclórica moderna. Diversas organizações musicais foram estabelecidas neste período. Nos anos 20 do século 20, o músico Xiao Youmei fundou a Academia Nacional da Música em Shanghai, que foi o verdadeiro começo da educação profissional da música na China.

Durante os anos 30 e 40, até o ano de 1945, apareceram boas obras musicais em quase todos os campos: a composição de canções, sinfonia, coro, ópera, piano e violino, etc. No campo de performances musicais, das teorias e da educação musical, etc., as pessoas obtiveram também progressos históricos.

Em 1949, fundou-se a nova China. Nos primeiros 7 anos depois da fundação, houve um período glorioso do desenvolvimento da música. Nessa época, surgiram muitas boas obras musicais: canções, músicas de câmara, orquestras, orquestras nacionais, solos instrumentais, óperas, dramas, etc. Ao mesmo tempo, apareceram muitos compositores, cantores, músicos e maestros.

Durante os anos 1960 - 1962, a China passou três anos com escassez de comida. Neste período a política musical era mais frouxa e a criação musical ficou mais livre. Durante 1957 - 1964, houve um pico da criação da ópera e do drama. Paralelamente, o que se avançou neste período foi o balé, que é uma forma de arte quase tão antiga como a ópera mas era então muito nova para a China. Em 1964 em Beijing, em 1965 em Shanghai, nasceram dois balés, mas com temas sobre a história da Revolução Chinesa.

Em 1966, começou a Revolução Cultural que cortou totalmente o desenvolvimento da cultura, e nem a música teve sorte nesta época. Essa época durou dez anos, até 1976. Em 1978, o governo chinês anunciou que a Revolução Cultural foi um erro; daí começou a restaurar a sociedade, inclusive a economia, e política, a cultura e a educação.

Desde os anos 80, a música ocidental moderna entrou na China, incluindo sua ideologia, novas técnicas de composição, e diversos estilos, e causou o segundo impacto na música chinesa desse século. Esse impacto influenciou imensamente a música chinesa, e penetrou em quase todos os aspectos da arte da música: a composição, a expressão, a educação, a teoria, a publicação e o mercado musical. O campo da cultura musical teve um cenário próspero. No início dos anos 80, houve muitas controvérsias sobre a "música moderna" na sociedade chinesa. Discussões e intercâmbios relativamente completos sobre a teoria e a composição da nova música foram feitos, o que eliminou a ingenuidade e o extremismo existente na então nova música, e promoveu mais tarde o bom desenvolvimento da música moderna e da música tradicional.

Bibliografia: http://www.minhachina.com/musica/musicachinesa9.htm

A música popular japonesa

A música ocidental, desde que foi introduzida no Japão no final do século 19, tem se tornado muito popular, chegando a ofuscar a música tradicional. Apesar disso, nos anos recentes, o interesse pela música tradicional tem sido revivida (apreciada inclusive por não descendentes).
Podemos afirmar que a música é uma das áreas em que o japonês tem mostrado uma particular aptidão para assimilar a cultura ocidental. Não é preciso sair do País para ouvir tudo da música clássica, jazz, rock, chanson e ainda kayokyoku (música popular japonesa), min’yo (música folclórica japonesa) e hogaku (música tradicional japonesa).
Na atualidade, os tipos mais apreciados no Japão são kayokyoku e pop. O primeiro sucesso kayokyoku foi “Kachusha no Uta”, em 1914, e desde então todos os anos têm surgido numerosos sucessos. A música tanto molda como é moldada pelas atitudes populares, bem como as mudanças do estilo musical refletem as mudanças da época e, como exemplo disso, foram as músicas militares que prevaleceram no Japão durante os anos de 1930 até começo de 1940.
No Japão, a palavra pop é usada em contraste à música clássica para significar “mais leve”, ou seja, uma música orientada para o entretenimento, tais como a música popular, jazz, chanson, rock e trilha sonora de filmes.
A todo momento, estrelas jovens de kayokyoku e pop aparecem regularmente nas rádios e TVs, algumas de sucesso mais duradouro outras nem tanto, e conquistam boa audiência. Em dezembro, o mundo do show biz entra em ebulição. É quando se realizam cerimônias de premiação das músicas mais populares do ano, os cantores, os compositores e os álbuns musicais. Na véspera de Ano-Novo, a emissora estatal NHK leva ao ar uma festa da música com a disputa entre cantoras e cantores. E esse programa (Kohaku Utagassen) se transformou no maior evento cultural do ano velho para grande parte da população.

Bibliografia: http://www.fjsp.org.br/guia/cap11_a.htm

Música Indiana

A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordaExistem diversos estilos musicais na Índia desde a música clássica indiana até as músicas pop dos filmes musicais indianos. Um dos maiores nomes da música clássica indiana é Ravi Shankar. Sheila Chandra também faz parte deste universo da música indiana.

Caracteristicas

Sistema melódico- RAGAS (Base de criação musical com 5, 6 ou 7 notas relacionadas com as estações do ano, horas do dia, emoções, castas, etc. )

Instrumentos: Sitar e Vina, Flauta de bisel, Tablas. Os instrumentos tipicos são as tablas e as flautas

Bibliografia: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_da_%C3%8Dndia

Aluna:Tayane Martins


Nenhum comentário:

Postar um comentário